Introdução

Criei este blog com o intuito de reunir em um único lugar tudo o que eu acho de interessante na internet a respeito de bateria. Artigos, reblogs, notícias, biografias, discografias, videografias, shows, vídeo-aulas… não apenas de bateria, mas também de bateristas, bandas, áudio, rock, hardcore, metal, mercado independente etc.

Toco bateria desde 1999, estudei no Instituto de Bateria Bateras Beat em Brasília e no Centro Cultural Gustav Ritter em Goiânia. Apesar disso, como a maior parte do que sei até hoje foi meio autodidata, na raça, tenho uma concepção diferente a respeito do ensino de música, mais especificamente de bateria. Um pouco desprendido de teorias e conceitos engessados, mais livre. Encaro a música e a bateria de forma diferente das escolas e professores. Cansei de ver e ouvir falar de gente que não levou a bateria pra frente porque se assustou com a teoria ou foi se desinteressando ao longo do tempo e acabou largando, achou chato, nunca mais tocou, ou foi tentar outro instrumento. Acho isso um absurdo, me dá a impressão (posso estar enganado) de que o intuito das escolas e professores é manter o aluno o mais tempo possível estudando, com uma evolução lenta, pro dinheiro continuar entrando no caixa. Mas o efeito acaba sendo o contrário, o aluno acaba desistindo ou ficando preso em métodos e teorias. Acaba virando músico de apoio, sem criatividade, cheio de técnica mas sem nenhum sentimento. O que mais tem por aí…

Por isso resolvi dar aulas. Com minha própria metodologia, dando liberdade, respeitando a individualidade e incentivando a curiosidade de cada aluno. Minha meta é mudar a cara dos bateristas de Goiânia, raros são os casos de alguém com pegada, precisão e criatividade por aqui. Eles existem, claro, mas são raros. Roqueiro assumido, minha escola é rock, hardcore e metal. E minha linha segue por aí…

Este blog servirá, antes de mais nada, como estudo e pesquisa pessoal. Mas o que serve pra mim também pode servir para outros.

Portanto, sinta-se a vontade. Seu comentário é muito bem vindo.

GN

Deixe um comentário

